Page 6 - Universidade-preconceito
P. 6









FÓRUM ABERTURA




sendo a mesma, não possa ser modificada, porque dentro da faculdade com relação aos internos. “É o
se essa história pudesse ser compreendida vai de en- momento em que nós temos um contato maior, é
contro ao que ele diz, e que ao permitir que as pes- uma fase em que o aluno deixa a estrutura de uma
soas conheçam as circunstâncias que se sobrepõe a escola tradicional de aulas, de pequenas obrigações,
elas e as limitam, o senso histórico torna possível a e passa a um exercício médico”. Segundo ele, “é
liberdade, escolhas justas e com sabedoria”. neste momento que o aluno tem a oportunidade de
Ele salientou que “se a universidade tinha iden- começar a confluir os seus conhecimentos até então
tidade com questões consideradas gerais da socie- acumulados, passa a exercer o contato com o outro,
dade, para ela responder a questionamentos de ci- com o paciente, com aquele que será o foco de sua
dadania, inclusão social, direitos humanos, LGBT, atenção no futuro”. E garante que “é nesse instante
relações de poder, segurança e outros, há necessi- que todas as suas ansiedades e preocupações em re-
dade de a Universidade sustentar essas ideias. As- lação a como exercer esse contato com o outro, ele
sim, prosseguiu, “professores, estudantes e fun- pode exercer da maneira que ele acredite correta”.
cionários devem professar quais valores têm seu O Prof. Dr. Eduardo Motta enfatizou que essa
compromisso”. E concluiu: “A resposta para todos mudança, essa transformação, também se faz a par-
esses nossos dilemas não é uma só, mas passa ne- tir de um conflito. “Como nós vimos, o conflito dá
cessariamente pela transparência das suas ações”. a oportunidade de crescimento, e o melhor lugar
para que haja um conflito é em um ambiente con-
HED FERRI trolado, como uma universidade, em que outros

atores podem colaborar para que as soluções sejam
apresentadas e o próprio aprendizado de adminis-
trar conflito se desenvolva”, disse. Ele também des-
tacou que “o aprender mudou, é on-line, real time.
“Antigamente, eu dispunha de muitos pacientes
para treinar, atualmente eu tenho simulações, me-
nor disponibilidade de pacientes, não tenho mais

Prof. Eduardo Motta, Diretor do Laboratório de um conjunto fechado de conhecimentos em que
Simulação Médica da FMUSP eu abro a cabeça do rapaz e coloco ele lá dentro.
Na sequência, o Professor Doutor Eduardo Eu deixo que ele construa essa relação.” E consta-
Motta, Diretor do Laboratório de Simulação Mé- tou: “Cada vez mais, não existe um jardim de rosas
dica da FMUSP e Médico Assistente da Divisão de todas iguais, mas um terreno fértil, que dá as con-
Ginecologia do HC/FMUSP e Membro da Subco- dições para que cada um cresça na sua potenciali-
missão de Internato da FMUSP, tendo como tema dade. Meu papel como professor é fazer com que
“Intolerância nas relações interpessoais no am- cada um exerça o seu potencial, e não mais mol-
biente de ensino”, trouxe ao debate sua experiência dá-lo a uma determinada estrutura. Isso dá muito



6
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11