"Desde o início, a Stanford teve uma história de abrir suas portas para o mundo, para uma constante troca de ideias, de se pesquisar em conjunto com acadêmicos de outros países, de mandar para o exterior nossos alunos estudarem em outros países e, também, de trazer estudantes de outras nações para o nosso campus. O número de estudantes internacionais tem continuado a crescer, assim como o número de colaborações no exterior, essas são as razões da tradição da altíssima reputação da nossa universidade no campo da pesquisa e do ensino (...) No futuro, nossos ex-alunos, tanto dos programas de graduação quanto de pós-graduação precisarão cada vez de uma perspectiva internacional no cotidiano de suas vidas e de suas carreiras, posto que os desafios impostos pela sociedade serão constituídos por uma globalização ainda maior do que aqueles já tiveram contato".
John Henessy
Baseando-se nos clássicos estudos de Philip Altbach ("The costs and benefits of world-class universities, publicado em 2003 no International Higher Education Journal) e de Jun Li ("World-class higher education and the emerging Chinese model of the university", publicado em 2012 na Prospects), bem como na cuidadosa análise numérica dos quesitos que são levados em consideração para a atribuição das notas para as melhores universidades do mundo, um recente texto publicado pelo Times Higher Education concluiu que, entre os aspectos comuns que uniam as 200 melhores universidades do mundo estavam 6 fatores, sendo que 3 deles estão relacionados diretamente com a internacionalização:
- Ter pelo menos 19% do corpo discente de estudantes internacionais.
- Contratação de pelo 20% de estrangeiros para a formação do quadro de pessoal.
- Ter 43% das publicações de caráter científico em coautoria com pelo menos um pesquisador internacional.
Fontes:
http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-ranki ngs/news/the-formula-for-a-world-class-university-revealed
http://cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle
http://www.topuniversities.com/
http://facts.stanford.edu/academics/undergraduate-profile
http://oir.yale.edu/yale-factsheet
http://www.ox.ac.uk/admissions/graduate/international-students
http://www.study.cam.ac.uk/undergraduate/international/